Política de Antissuborno e Anticorrupção

RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES, PARCEIROS E TERCEIROS

 

Todos os fornecedores, prestadores de serviço e outros parceiros que conduzam negócio com a Alcateia Talentos Humanos ou em nome da empresa, devem agir com o mais alto nível de integridade. Assim, a Alcateia Talentos Humanos se reserva no direito de realizar uma pesquisar sobre a reputação dos mesmos no mercado, a fim de avaliar os riscos de integridade aos quais pode estar exposto, nos seus relacionamentos com terceiros, com base na avaliação do perfil, do histórico de envolvimento em casos de corrupção e das práticas de combate à corrupção.

 

Pagamento de Facilitação

 

São pagamentos feitos a funcionários tanto do setor público como do setor privado, como benefício pessoal, para garantir ou acelerar a execução de atos de rotina a que a empresa tenha direito. A Alcateia Talentos Humanos proíbe e não tolera o oferecimento ou pagamento de facilitação para acelerar ou favorecer a análise e obtenções de licenças, autorizações e permissões a serem realizados por seus colaboradores, fornecedores ou terceiros.

 

Cláusula Anticorrupção

 

A existência da cláusula anticorrupção é obrigatória em todos os contratos firmados entre a Alcateia Talentos Humanos e seus clientes, fornecedores e prestadores de serviços, na qual as partes declaram o conhecimento da lei anticorrupção brasileira e se comprometem a cumprir integralmente com seus dispositivos, mediante a abstenção de qualquer atividade que constitua ou possa constituir uma violação da lei. O descumprimento da cláusula anticorrupção pode gerar diversas medidas sancionatórias a outra parte, desde solicitação de esclarecimentos a suspensão ou rescisão do contrato, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

 

Conflito de Interesse

 

Todos os colaboradores da Alcateia Talentos Humanos devem agir de modo a prevenir e remediar situações que possam causar ou sugerir conflito de interesses nas relações entre colaboradores, fornecedores, concorrentes e órgãos públicos e que, se não revelados, podem vir a abalar a confiança e a credibilidade do colaborador e da Alcateia Talentos Humanos. Dessa forma, os colaboradores não devem usar de sua posição na empresa para apropriar-se de oportunidades, favores ou vantagens em benefício próprio, não devem usar informações confidenciais de forma imprópria para benefício próprio, não devem ter nenhum envolvimento direto em negócios que sejam conflitantes com os interesses da Alcateia Talentos Humanos, ou seja, devem evitar qualquer situação de real ou potencial conflito de interesse que de alguma forma, possa comprometer sua independência ou imparcialidade.

 

Brindes, Presentes e Hospitalidades

 

Os colaboradores, parceiros e fornecedores estão proibidos de aceitar ou oferecer qualquer tipo de vantagem, como brindes, presentes e hospitalidades, para Agentes Públicos, pessoa a ele relacionada, ou Partes Privadas, a fim de influenciar suas decisões ou obter benefício próprio ou para empresa. Todos os brindes, presentes e hospitalidades devem ser declarados, a fim de evitar qualquer situação de desconforto ou desconfiança.

 

Poderão ser considerados aceitáveis, brindes institucionais e/ou com valor comercial inferior a R$ 200,00 (Duzentos Reais) sob o conhecimento e aprovação da diretoria. Se o colaborador tiver alguma dúvida sobre como se portar em caso de recebimentos de algum tipo de brinde, presente, refeição, viagem, hospedagem ou entretenimento, ele deve contatar a Alcateia Talentos Humanos.

 

Alcateia Talentos Humanos eventualmente participa de ações de marketing, referente a eventos comerciais patrocinados com o objetivo de divulgação da marca, serviços e produtos, os quais possam ser patrocinados por fabricantes ou parceiros regulares de negócios. 

 

Doações Políticas e/ou Sociais

 

Alcateia Talentos Humanos não se envolve em atividades político-partidárias e não realiza contribuições políticas, seja para candidatos, partidos políticos, representantes de partidos ou campanhas afins, conforme proibição legal. A Alcateia Talentos Humanos respeita a participação de seus colaboradores em atividades Políticas desde que sejam sempre em caráter pessoal, fora do expediente de trabalho.

 

Doações sociais a entidades, em caráter filantrópico e dissociado ao negócio, poderão ser feitas mediante a aprovação expressa da Alta Direção.

 

Registros das Operações Contábil-Financeiras

 

Alcateia Talentos Humanos exige e assegura que todas as transações/operações contábil/financeiras estejam totalmente documentadas, corretamente aprovadas e classificadas para a descrição correta de despesa que reflitam de maneira precisa a sua natureza, com o respeito aos colaboradores e sociedade em geral. Em hipótese alguma, documentos falsos, imprecisos ou enganosos devem constar nos livros e registros. Todos os registros e respectivos documentos originais comprobatórios das operações contábil-financeiras da Alcateia Talentos Humanos, serão apresentados aos órgãos públicos fiscalizadores e à auditoria externa, sempre que for necessário.

 

Combate à Lavagem de Dinheiro

 

A lavagem de dinheiro configura-se no processo pelo qual há a transformações de recursos de ganhos de atividades ilegais em ativos com uma origem aparentemente legal. A Alcateia Talentos Humanos é comprometida com a transparência e legalidade nas transações financeiras.

 

Participação em Licitações Públicas

 

Caso a Alcateia Talentos Humanos venha participar de licitações públicas estará sujeita e cumprirá as disposições legais da Lei das Licitações (nº 8.666/13), da Lei Anticorrupção, as normas da licitação e as cláusulas contratuais firmadas com o órgão público licitante.

 

 

DEFINICOES

DIRETRIZES

TREINAMENTO E CANAL DENUNCIA